A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa, que tem por finalidade reequilibrar a energia vital do nosso organismo.
Aplicando seus conhecimentos à anatomia específica dos animais, a acupuntura veterinária pode ser um grande aliado durante outros tratamentos, ou mesmo como tratamento principal para alguma condição crônica ou aguda. Sendo as principais: Lesões ortopédicas em geral (muscular, óssea, tendínea e ligamentar), doenças infectocontagiosas (benefícios cientificamente comprovados no tratamento da cinomose), alterações neurológicas, dermatopatias, doenças respiratórios, dores agudas e crônicas, afecções gastrointestinais, doenças endócrinas, doenças cardíacas, insuficiência renal, Incontinência urinária e fecal, assim como problemas emocionais como a ansiedade.
Além da inserção de agulhas, a acupuntura também conta com outras técnicas de estimulação:
Implante de Ouro:
Aplicação de pequenos fragmentos de ouro em pontos de acupuntura. Técnica comum em pequenos animais para tratar doenças crônicas com o objetivo de promover um estímulo duradouro . Sua maior utilização é para tratamento de displasia coxofemoral, doenças articulares e convulsões.
Eletroacupuntura:
Método utilizado na China desde 1930, e desde de então muito utilizado na acupuntura veterinária. Essa técnica potencializa e prolonga o efeito das agulhas.
Aquapuntura e Hemopuntura:
Aplicações de substâncias em pontos de acupuntura, como a vitamina B12 e o próprio sangue do animal respectivamente. Essa variação é utilizada para prolongar e potencializar o tratamento de acupuntura e também utilizada em animais que não são pacientes o suficiente para manter as agulhas no lugar. Suas principais indicações são para doenças autoimune e/ou inflamatórias.
Laserpuntura:
A aplicação do Laser é uma variação da forma de estimulação dos pontos de acupuntura. Sua utilização é maior em animais que tem aversão a aplicação da agulha seca, porém, com benefícios similares a forma tradicional.
Moxabustão:
É um método da medicina tradicional chinesa no qual estimula os pontos de acupuntura através do calor, sua função é estimular o QI (energia) e o XUE (sangue). Pode ser aplicado sobre os pontos ou sobre a própria agulha. A moxa é um bastão de Artemísia Vulgaris, que além da ação térmica, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias
Terapia infravermelha:
A luz infravermelha promove um aumento de temperatura na superfície, vasodilatando e aumentando a circulação sanguínea da região aplicada, favorecendo a reparação de tecidos lesados.