A fisioterapia para pets foi originada da fisioterapia humana e passando por vários estudos, dessa maneira foi direcionada para os animais. A medicina veterinária desenvolveu técnicas específicas para ajudar nossos companheiros a tratar doenças ortopédicas e neurológicas, além de promover qualidade de vida nos idosos e nos obesos.
A fisioterapia veterinária é indicada principalmente nos casos de fraturas, luxação de patela, ruptura de ligamento, displasia coxofemoral e de cotovelo, artrose, pós-cirúrgico, hérnia de disco, fratura em coluna, síndrome de wobbler, síndrome de cauda equina, redução de tônus muscular, paralisia flácida e tendinites. Para tratar estas e outras condições, oferecemos as seguintes modalidades de fisioterapia, de acordo com a indicação para cada caso.
Massoterapia:
Técnicas de massagem terapêuticas que aliviam stress, dores e tensões, promove relaxamento muscular e melhora da circulação sanguínea.
Fototerapia:
Através de LEDs de alta potência com diferentes comprimentos de ondas (infravermelho, vermelho, verde e amarelo), promove melhora na cicatrização, reduz formação de tecido fibroso, reduz inflamação, faz relaxamento muscular e tem ação analgésica.
Laserterapia:
LASER significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.
É utilizado o laser de baixa frequência, que acelera cicatrização de tecidos, combate a dor e a inflamação e promove regeneração tecidual.
Eletroterapia:
Uso de corrente elétrica no tratamento, o estímulo ocorre através de eletrodos fixados na região afetada. Existem dois tipos de correntes que são mais utilizados, a TENS é utilizada para tratamento de dores agudas e crônicas, enquanto a FES promove contrações musculares, com intuito de fortalecer a musculatura.
Magnetoterapia:
Através dos campos magnéticos que exercem influência nos íons livres e moléculas equilibradas eletricamente do organismo, promovendo aumento dos movimentos dessas substâncias, o que acelera os processos químicos do organismo. Eficiente ação anti-inflamatória, analgésica, relaxamento muscular e aumenta o depósito de cálcio em fraturas.
Hidroterapia:
Técnicas de reabilitação na água, dentre ela a natação e a hidroesteira, reduzem o peso do animal evitando sobrecarga articular, permite rápido fortalecimento muscular, melhora da amplitude de movimento, coordenação motora, circulação sanguínea e condicionamento, além de aliviar dores.
Cinesioterapia:
Conjunto de atividades físicas com finalidade terapêutica, que demandam atividade muscular, responsáveis pela reabilitação da função motora do corpo.